Tintas Lider

a-escolha-da-cor-do-ambiente-2

A escolha da cor do ambiente

 

Muitas vezes, surgem dúvidas sobre acabamento, tonalidade, cor a ser aplicada em um determinado ambiente. Alguns fatores podem ajudar na escolha, como: os hábitos das pessoas que irão usufruir daquele espaço; a finalidade; tempo de permanência e luz. A luz é elemento imprescindível na escolha da cor a ser utilizada. Entede-se por cores "quentes" o vermelho, amarelo, laranja..., cores "frias" o verde, azul, violeta, etc. Ambientes escuros necessitam de cores mais "quentes", enquanto ambientes com alta receptividade de luz solar, a utilização de cores "frias" não tornariam o ambiente frio nem pouco aconchegante. Em geral, os tons "pastéis" asseguram boa escolha independentemente das condições de iluminação. Porém quando se pretende filtrar a luz através de cortinas e persianas, cores escuras também são apropriadas. A iluminação utilizada (lâmpada fluorescente, incandescente, etc.), receptividade de luz natural com ou sem filtros (cortinas e persianas), proporciona diferentes reflexos nas cores.


Para uma sala de jantar, com reuniões formais ou reuniões entre familiares pode-se usar cores escuras; mas se for um ambiente mais familiar, as cores "pastéis" são as mais apropriadas.
Para um dormitório, onde passamos boa parte de nosso tempo, cores relaxantes sãos as mais apropriadas, deve-se evitar cores como mostarda e verde "caribe" e "bosque". 


Para cozinhas e banheiros, por serem ambientes quentes e úmidos, pode-se aplicar vários efeitos de pintura, visando sempre um acabamento com boa durabilidade e facilmente lavável. 
Além das dicas, é importante lembar que cada um, pode dar um toque pessoal na decoração, tornando o ambiente harmonioso, especial e agradável. É necessários verificar qual a linha de acabamento que é mais recomendável para o ambiente e seu uso, pois há diferentes intensidades de brilho da tinta, causando reflexos diferentes. É importante fazer um teste com a cor escolhida, compre pequena quantidade de tinta e aplique no mínimo 2 demãos no local a ser pintado para visualização da cor real e se corresponde as suas expectativas.

 

barra