Tintas Lider

grafiato

Grafiato

1- Verficar possíveis irregularidades nas superfícies que ultrapassem 3mm de profundidade, caso existam estas devem ser regularizadas com argamassa (areia e cimento) e aguardar um tempo de cura de no mínimo 28 dias, irregularidades inferiores a 3mm deve ser utilizado a Massa Acrílica.


2- Em paredes novas ou já pintadas (ambas em bom estado), deve-se efetuar um lixamento para promover a aderência e eliminar o pó.

3- Após o lixamento e remoção do pó estas superfícies devem receber uma cor de base utilizando um Acrílico Fosco, sempre na mesma cor da Textura. Isto se faz necessário pra obter perfeito acabamento da Textura.

4- Aplicar a Textura em painéis de até 2m 2 com o auxílio de uma desempenadeira de aço deixando uma camada o mais uniforme possível.

5- Retirar o excesso de produto com a desempenadeira até obter uma camada na altura da partícula maior de quartzo contida no produto (1,5 a 2,0mm aproximadamente) (fig. A).

 

6- Utilizando a desempenadeira de Plástico fazer sucessivos movimentos verticais passando-a sobre o produto algumas vezes até se obter um desenho uniforme (fig. B).

 

 

 

 

 

 

7- Logo após, com os riscos verticais prontos, passe a desempenadeira de Plástico poucas vezes no sentido horizontal afim de cruzar levemente os riscos (fig. C).

 

 

 

 

 

 

8- Após a secagem total da Textura (min. 24 horas) aplique uma demão de Gel Envelhecedor na cor desejada (diluído em até 20% com água) em uma faixa de aproximadamente 40 cm de largura com o auxílio de um rolo de lã ou uma trincha (fig. D).

 

 

 

 

 

 

9- Logo em seguida, com um tecido branco (de preferência algodão) ligeiramente umedecido em água, retire o excesso do Gel Envelhecedor que está aplicado nos relevos mais altos a fim de remover parcialmente, deixando as depressões com uma quantidade maior de Gel Envelhecedor (fig. E).

Observações

1- Limpar a desempenadeira de plástico periodicamente durante a aplicação, com o auxílio de uma espátula a fim de eliminar excesso de produto retido na ferramenta, obtendo com isso um melhor acabamento e uma maior facilidade na aplicação.

2- A cada faixa do Gel ou da Textura acabada, afaste-se da superfície para visualizar melhor a uniformidade do acabamento.

3- A aplicação do Gel Envelhecedor descrita no item 6 deve ser feita rapidamente, pois o produto poderá secar causando certa dificuldade na retirada do excesso, comprometendo o acabamento final.

4- Os tons da Textura e do Gel Envelhecedor deverão ter sensível diferença para que haja contraste.

Resultado Final.

 

 

barra