Tintas Lider

o-degrade-tambem-esta-presente-na-decoracao-renovando-o-ambiente

O degradê também está presente na decoração renovando o ambiente

Mais uma vez a moda influencia e dita tendências a outros setores fora das passarelas. Desta vez é o degradê ou ombré, esse efeito tem se destacado agora na decoração e deixa as paredes com um ar elegante.

Esta técnica de usar um tom sobre tom também é uma saída para quebrar a monotonia do ambiente. Para quem tem medo de usar cores fortes, essa é uma opção para inovar na pintura das paredes. “Para obter o resultado perfeito é só selecionar uma cor vibrante e combiná-la com tons equivalentes mais claros da mesma cartela”, explica Nara Boari, gerente de Marca e Inovação da Suvinil.

A técnica utilizada para fazer esse efeito parece complicada, mas na verdade não tem segredo. O jeito mais fácil é pintar listras largas, geralmente da mais escura para a mais clara. As listras horizontais costumam compor ambientes mais propícios ao conforto e ao repouso, porque lembram a linha do horizonte. Por outro lado, as listras verticais direcionam o olhar e são uma boa opção para destacar um quadro ou um móvel. Se a ideia é obter um resultado mais suave, o melhor é escolher um número maior de tonalidades, já que a passagem entre as cores será mais sutil. Se a intenção for criar algo mais marcante, diminua o número de tons.

Outra forma de fazer o efeito, sem utilizar listras, é aplicar um tom de cada vez e trabalhar cuidadosamente com uma esponja, pincel ou rolo macio para mesclar as tonalidades, sem deixar a emenda de uma cor para outra evidente. Essa técnica exige mãos um pouco mais habilidosas, mas o produto final vai depender sempre da criatividade e do gosto de cada um.

No leque de cores da Suvinil, as cores são dispostas em ordem de tonalidade, de forma conferir um toque sofisticado e moderno, a dica é apostar em tons mais acinzentados que cada página começa com o tom mais suave e vai até o mais vibrante. Seguir essa dica é o caminho mais fácil para selecionar as nuances que farão parte dos degradês monocromáticos.

Para que o efeito dê certo e fique bonito, a dica é fazer do degradê um ponto de destaque na decoração. Nara salienta que “A técnica já é composta por várias cores, então não recomendamos inserir muitas tonalidades diferentes, para que a composição não fique cansativa e confusa. O efeito, em apenas um detalhe, uma parede ou em peças decorativas, já atrai a atenção”.

 

barra